Esta obra destina-se a um curso de Termodinâmica com a duração de dois semestres das licenciaturas em Engenharias. Apresenta uma filosofia muito própria e não muito convencional, desmistificando a dificuldade normalmente associada a matérias desta natureza.As matérias são expostas de forma muito informal, utilizando uma linguagem muito simples, muitas figuras e exemplos do dia-a-dia, de forma a cativar o estudante. Os capítulos, muito bem estruturados, apresentam uma série de ferramentas bastante valiosas do ponto de vista pedagógico:Figuras: ferramentas de aprendizagem importantes que ajudam os estudantes a visualizarem a situação, atraem a atenção e estimulam a curiosidade e o interesse.Exemplos resolvidos: cada capítulo contém bastantes exemplos resolvidos que clarificam a matéria e ilustram a aplicação dos princípios básicos. Para a solução destes exercícios é utilizada uma abordagem consistente e sistemática, dando-se especial importância à utilização correcta das unidades. Um esquema e um diagrama do processo são incluídos na maior parte dos exemplos para ilustrar a geometria e o tipo de processo envolvido.Breve sumário: incluído no fim de cada capítulo para uma revisão dos conceitos básicos e expressões mais importantes. Estes também podem ser utilizados como formulários durante os exames para os professores que preferem testes sem consulta mas permitem a consulta de expressões.Exercícios de fim de capítulo: encontram-se agrupados por tópicos específicos pela ordem em que foram apresentados, tornando a selecção destes mais fáceis tanto para os docentes como para os alunos. São propostos exercícios de diferentes tipos: Questões conceptuais: apresentadas em primeiro lugar e assinaladas pela letra «C» de forma a testar a compreensão dos conceitos básicos,Exercícios com cálculo numérico: dispostos por ordem crescente de complexidade,Exercícios de revisão: mais abrangentes, não estando ligados directamente a qualquer secção capitular,Exercícios de computação, projecto e trabalhos: têm como objectivo incentivar o uso de computadores na resolução de problemas de engenharia, a tomada de opções do ponto de vista de engenharia e a realização de pesquisas independentes sobre os tópicos de interesse relatando os factos de uma forma profissional.As soluções de alguns destes exercícios são apresentadas logo a seguir ao enunciado.Os exercícios em unidades imperiais (inglesas) são assinalados pela letra «E».Os exercícios resolvidos com a ajuda do EES (ver explicação adiante) são assinalados pelo símbolo de uma disquete.