Por que somos assim, indivíduos únicos com nossos comportamentos sigulares? Como nos tornamos humanos, como instalamos sistemas operacionais celebrais, como implementamos programas e dominamos novas linguagens contruindo a mente a partir do cérebro para controlar nosso próprio comportamento d emodo consciente?O diálogo entre a psicologia instrumental de L.S. Vygotsky e a Ciência Cognitiva após a Década do Cérebro (1990-2000) conduz à abordagem sistêmica do desenvolvimento e da aprendizagem na contrução de um modelo da ontogênese da cognição que descreve as etapas de aquisição da capacidade de aprender a aprender de forma socialmente organizada. Neste modelo, para acompanhar as modificações no sistema dinâmico complexo biopsicossocial que é a criança, a determinação do nível de desenvolvimento cognitivo é realizada pela observação das atividades habituais da infância. Esta concepção orienta o profissional para investigar sistemicamente e atuar pontualmente na atenção integral à criança, ao mesmo tempo socioconstrutivista e cognitivista, tanto para a prática pedagógica quanto para a intervenção clínica precoce nas disfunções cogitivas.Seu objetivo é instrumentalizar a atualização de todos aqueles que interagem de forma continuada com a criança - pais, familiares, profissionais - como representantes da cultura e mediadores do conhecimento, para auxiliar a internalização de instrumentos e precessos humanos de cognição, construídos socialmente para decodifiar o meio circundante e sobreviver.