O livro aprendizagem expansiva de professores de inglês para crianças no projeto londrina global apresenta o desenvolvimento de aprendizagem expansiva (engeström, 1987; engeström; sannino, 2010; mateus, 2014) na formação continuada do projeto londrina global: ensino de inglês para crianças de escolas municipais de londrina pr. Compreendida como prática ampla de negociação discursiva, de transformação de saberes e fazeres, aprendizagem expansiva é analisada por meio de teorias socioculturais de aprendizagem (engeström; sannino, 2010; edwards, 2010; lave; wenger, 1991; wenger, 1998; jonhson; 2006; mateus, 2006, 2013, 2014) articuladas aos estudos críticos de linguagem (fairclough, 2003, 2008) e da argumentação em contexto escolar (liberali, 2013). A autora traça os avanços e os desafios da implementação do ensino de inglês para crianças na rede municipal de ensino, com foco no desenvolvimento da aprendizagem expansiva. O livro traz análises críticas de discurso de participantes do projeto londrina global, durante a formação continuada em parceria com o projeto desenvolvimento de atividade de ensino de inglês para crianças (daeic/lem-uel), com foco na articulação de vozes, posicionamentos, maneiras de solucionar problemas e implementar inovações, enquanto negociam significados de atividades de ensino de inglês para crianças. Na ausência de diretrizes educacionais para o ensino e a formação de professores de inglês nos anos iniciais no brasil, a obra contribui, com relevância, para iniciativas de ensino e programas de formação de professores de inglês para crianças em escolas públicas, porque retrata a riqueza do potencial colaborativo e criativo da hibridização de saberes e fazeres de diferentes naturezas em uma comunidade de prática, distante dos modelos lineares e tradicionais de formação de professores de inglês. Caracterizada como zona desconfortável de ação, a aprendizagem nesse contexto de formação potencializa o desenvolvimento profissional. Assim [...]