Alguns currículos de Matemática para a Educação Básica têm recomendado o ensino de noções básicas de análise combinatória e probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental (estendendo-se ao Ensino Médio), desde que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram lançados. Nos dias de hoje, por meio das sugestões presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), tais recomendações se confirmam. Assim, é preciso que o professor desenvolva conceitos e procedimentos relacionados às técnicas de contagem para resolver problemas de combinatória e probabilidade quando propuser problemas próximos a situações possíveis de ocorrer no cotidiano de seus alunos, estendendo-os a situações mais gerais. Um dos motes que levou o autor a escrever este livro foi aproximar leitores, professores, alunos e formadores de professores com as duas temáticas, em conjunto, de modo que todos tenham condições de tomar decisões com segurança, propriedade e conhecimento, consoante as competências, procedimentos e estratégias necessárias à ampliação da visão conceitual relativa a estes conteúdos.