A poesia lírica formou-se através de uma escolha que supunha dignos da poesia os materiais e as linguagens considerados elevados. Na poesia lírica como na epopéia, surgiu o chamado discurso alto, reservando-se para a comédia e a sátira os materiais e as linguagens plebeus, o discurso baixo. Assim constituiu-se a tradição clássica, que permaneceu até a época do Romantismo (início do século XIX), quando os preceitos daquela tradição foram rompidos e a poesia lírica passou a expressar a medida da “inspiração” do indivíduo-poeta.Para isso, Tito Damazo fundamenta uma poética do sujo através de subsídios teóricos que permitem uma abordagem pioneira, que integra os elementos híbridos do discurso alto e baixo e de como os materiais danificados do mundo constituem uma relação tensa e contraditória da poesia e do poeta com a história moderna e com a história do Brasil no período da ditadura militar.Este livro diz muito da melhor poesia moderna, dos seus próprios impasses e dos impasses da modernidade travada do Brasil. O leitor está diante de problemas fundamentais de hoje em dia, nas artes e na história.