A proposta é apresentar o design contemporâneo brasileiro a partir de alguns de seus aspectos e de suas peculiaridades, pois os últimos vinte anos consolidaram mudanças significativas para o campo do Design no Brasil estabelecendo diálogos férteis, miscigenando e hibridizando fronteiras com outras áreas e campos de conhecimento. Além disso, constituíram-se linguagens plurais, novos sistemas de trabalho, novas formas de criação, produção e comercialização e um conjunto de objetos e sistemas diferenciados. Diante de tal realidade, faz-se necessário e cresce a importância das trocas e reflexões a respeito dessas questões. Esse livro tem como objetivo estabelecer a troca de experiências, reflexões e informações, bem como apresentar e discutir as características que permeiam o design no Brasil mediante aspectos da atualidade que envolve o pensar e refletir, o criar e projetar, o desenvolvimento do objeto e/ou produto e/ou serviço em diversos níveis e dimensões.  Desde a introdução até os textos dos seis autores presentes nesta obra, são abordados aspectos históricos, sociais e culturais para contextualizar e estabelecer paralelos e relações com a atualidade e com as novas demandas para o design contemporâneo brasileiro incluindo questões da ontologia e cientificidade, da contemporaneidade híbrida nas artes e no design e das linguagens hipermidiáticas no ensino contemporâneo.