A economia da informação e o @-marketing assentam, em larga medida, na colecta de dados nominativos e pessoais. Este fenómeno provoca efeitos secundários indesejáveis, nomeadamente a intrusão ou até mesmo a destruição da vida privada. A gratuidade da net será um mercado de logros? Que regras deontológicas deverão as empresas impor a si próprias para preservarem o valor da sua base de dados sobre os clientes? Dever-se-á reconhecer aos consumidores um direito de propriedade sobre as suas informações? Quem, da regulamentação, da auto-regulação ou das ferramentas tecnológicas, estará mais qualificado para assegurar efectivamente um direito à vida privada? Ainda é rentável colectar os dados pessoais? A protecção da vida privada é um valor acrescentado ou um mercado susceptível de relançar o comércio electrónico? Eis algumas das questões tratadas nesta obra, ilustradas por exemplos extraídos dos acontecimentos mais recentes da Internet. Pela primeira vez é proposta uma análise económica e de marketing do mercado da protecção dos dados pessoais que poderá interessar tanto aos profissionais do marketing, aos decisores da nov?. economia, aos juristas, quanto aos cidadãos motivados pela protecção da vida privada na era da Internet Através dela descobrirão que a @-privacidade deixou de ser um adversário do @-marketing, mas que se vai tomar numa das suas componentes essenciais. ARNAUD BELLEIL, laureado em Ciências Políticas em Paris, após uma carreira numa empresa líder mundial das bases de dados sobre os particulares, participa na criação de Cecurity.com, uma das primeiras sociedades francesas de protecção dos dados pessoais. É professor de Ciências Políticas na Universidade de Rennes.