Esta edição é um levantamento e a interpretação de algumas das mais importantes teorias e descobertas da psicologia da aprendizagem. Inclui um exame detalhado das principais teorias behavioristas e cognitivas, avaliação de cada uma delas juntas, com uma discussão de suas aplicações práticas mais importantes. Também apresenta uma significativa atualização das atuais pesquisas relacionadas ao cérebro e também de modelos simbólicos e conexionistas (modelos de redes neurais). Este livro aborda as temáticas relacionadas a aprendizagem humana: ciência e teoria; primórdios do behaviorismo: Pavlov, Watson e Guthrie; os efeitos do comportamento: Thorndike e Hull; condicionamento operante: o behaviorismo radical de Skinner; psicologia evolucionista: aprendizagem, biologia e cérebro; a transição para o cognitivismo moderno: Hebb, Tolman e os gestaltistas; três teorias cognitivas: Bruner, Piaget e Vygotsky; modelos simbólicos de mente e de redes neurais; aprendizagem e memória, motivação; aprendizagem social: a teoria cognitiva social de Bandura; análise, síntese e integração.