MA é uma noção que não faz parte da lógica linear ocidental, mas daquela coordenada por relações - ele não se apresenta como conceito, porém, comoum modus operandi vivo no cotidiano dos japoneses. Presente nas manifestações culturais japonesas, o MApossui múltiplas semânticas - uma delas é a do espaço de possibilidade e disponibilidade e outra é a de espaços intervalares, que desconstrói o pensamento dual e aposta na possibilidade de um espaço intermediário que pode ser concomitantemente as duas coisas. A existência do MA restrigiu-se ao sistema culturalnipônico até 1978, quando uma exposição realizada em Paris, denominada ´MA, Espace-Temps du Japon´, o apresentou para o Ociente. Além de uma análise dessa exposição, esta obra procura trazer o MA na arquitetura japonesa, tanto tradicional quanto contemporânea, como nas obras do arquiteto Tadao Ando. O Ma no cinema é outro tema desenvolvido por meio dos filmes dos diretores Yasujiro Ozu e Takeshi Kitano, com ênfase na montagem construtiva de algumas das suas obras.