Um convite para uma viagem pelo interior do fazer docente, marcado por sentimentos e ressignificações dadas às experiências que fazem do cotidiano da sala de aula e da escola, é o que configura este livro. A motivação e a bagagem que compõem a mochila carregada pelos professores que saem de suas casas e se deslocam por estradas empoeiradas ao encontro de mentes jovens que os instigam é o que diferencia e sobressai nas experiências aqui documentadas. Estão presentes nesta obra as experiências pedagógicas de professores no ensino médio em território rural, com ênfase na produção do saber, o conhecimento que é validado pela experiência, neste caso narrada e documentada. Nesta viagem, o leitor pode sentir o vivido, narrado individual e coletivamente pelos professores, por intermédio do dispositivo político-metodológico-epistemológico nomeado Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas DNEP Tal perspectiva é trazida para o norte baiano do Brasil, a partir do que vem sendo produzido e disseminado na Argentina, à luz dos trabalhos do professor doutor Daniel Suárez, da Universidad de Buenos Aires, cuja abordagem integra as bases da pesquisa qualitativa e entrelaça os princípios etnográficos e (auto)biográficos. Ao longo dos escritos, é possível encontrar experiências e reflexões de 7 (sete) professores narradores que se dedicaram a produzir documentos narrativos pedagógicos. Tais docentes estão vinculados a uma escola do ensino médio, anexa em território rural na cidade de Juazeiro, Bahia, Brasil. A necessidade de perceber os avanços e os entraves da proposta desenvolvida no âmbito das experiências pedagógicas, no tocante à configuração de uma nova política de conhecimento, contrapondo-se ao conhecimento hegemônico. Nessa perspectiva, enunciar a autoria na docência em seu fazer e experiências validadas e significadas entre os próprios docentes é a consigna e o eixo mobilizador desta obra.