a modernização decorrente do processo de globalização e do desenvolvimento de novas tecnologias pelo ser humano trouxe para a nossa realidade, de forma muito mais intensa nesse século, a agregação de valor nos serviços de produção, aquisição, processamento e distribuição da informação. esta se tornou um ativo valioso e estratégico para pessoas e organizações que almejam o sucesso e a atualização mercadológica. a conhecida era da informação é caracterizada pela necessidade de uma inclusão digital e tem se tornado ferramenta estratégica para empresas dos diferentes segmentos. diante do exposto, o presente trabalho apresenta uma monografia que tem como objetivo principal, demonstrar apresentar um levantamento de opiniões acerca do uso da informação e como esta pode ser um diferencial estratégico para as organizações na toma de decisões. a escolha do tema se justifica por se constatar que ainda existem empresas que não se apoiam na informação para se manterem concorrentes no mercado. para tanto, o método adotado para este estudo foi a revisão de literatura, onde foram verificadas as teorias a respeito do tema em estudo a partir de diferentes vertentes e autores confrontando-as com a vivência mercadológica do autor. conclui-se que, o valor da informação está na facilidade de encontra-la para os processos de negócio, além de apresentar um valor incalculável, pois, trata-se de uma forma de competências que a organização possui internamente disseminada em suas áreas. por outro lado verificou-se a dificuldade em processa-la de forma a extrair somente o necessário diante do excesso verificado. palavras-chave: informação, estratégia. organizações.