O turbulento ambiente da economia mundial e os imprevistos característicos do ambiente de negócios, aliados à 4ª Revolução Industrial, exigem uma nova dinâmica na gestão das empresas e na tomada de decisão, demandando formulação e implementação de estratégias que possam gerar ou adicionar valor à organização. Nesse contexto, a gestão estratégica é ferramenta essencial para estabelecer planos que compreendem toda a estrutura organizacional, a fim de alcançar o resultado almejado pela organização. Esta obra apresenta ao leitor uma relevante análise desse tema. Primeiro, faz uma introdução à gestão estratégica, revendo seus principais conceitos. Em seguida, trata da organização do projeto, mostrando como desenvolver um planejamento estratégico organizacional. Aborda então questões do plano de implantação, onde traz um resumo dos recursos necessários para a realização do planejamento estratégico. Por fim, apresenta um acompanhamento da execução do plano, mostrando como realizar uma análise oportuna da evolução do projeto, as forças internas e externas que afetam o negócio, seu impacto em futuras estratégias, bem como as devidas mudanças, quando necessárias. Trata-se de uma obra essencial para estudantes e profissionais de administração em geral, contabilidade, economia, engenharia e áreas afins, que precisam adquirir ou ampliar conhecimentos sobre o processo de elaboração de estratégias, cada vez mais necessário para as empresas na busca de vantagem competitiva.