É com muita honra que apresento ao público esta belíssima obra - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: uma proposta pedagógica para alunos disléxicos, da ilustre colega Professora Sandra Maria Dias Ferreira. Sandra e eu somos amigos de trabalho, na SMECE, num belo dia Sandra falou-me: – Elias estou fazendo Mestrado no Paraguai. Respondo: – Mestrado no Paraguai? Como assim? Com toda generosidade freireana explicou-me e, também fui fazer o meu doutoramento no Paraguai, onde fui aprovado e com o título revalidado na Universidade Federal de Pernambuco, graças a minha colega Sandra. Logo, a Política Nacional de Educação busca instituir sistemas educacionais que consideram igualdade e diferença como valores indissociáveis e constitutivos de nossa sociedade. Nesse sentido, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva propõe o delineamento de ações educacionais que visam superar a lógica da exclusão no ambiente escolar e na sociedade de forma geral. Para efetivar tal propósito, defende a matrícula dos alunos, independentemente de sua diferença, no sistema regular de ensino, organizado para assegurar condições adequadas para um processo educacional igualitário a todos nos diferentes níveis de ensino. Há, portanto, a necessidade de se repensar a organização das escolas de maneira que os alunos, sem exceção, tenham suas especificidades atendidas (BRASIL, 2008). Há muito tempo a comunidade educacional discute as possibilidades de um projeto que visasse à inclusão social, ou seja, educação para todos. O grande objetivo a ser alcançado era obter inclusão de todo e qualquer perfil de aluno, permitindo assim a interação dos alunos típicos com os alunos que possuem necessidades educacionais especiais. Entende-se como necessidades educacionais especiais o aluno que requer alguma adaptação, seja ela de ordem física, ou de ordem pedagógica. E, esta obra, veio preencher uma lacuna pedagógica. Assim, apresento este belo trabalho, não como o único na vida da Prof