uma biblioteca, escrita pelo autor, e com código fonte fornecido, é usada para criar animações simples em 3d, visualizáveis com óculos baratos de celofane vermelho-azul, que podem ser confeccionados pelo próprio leitor. a linguagem usada é java, mas o leitor não precisa ser especialista na mesma. basta ter tido experiência com alguma outra linguagem de computação, tais como c, c++, python, e outras. as explicações são tão simples, que mesmo alguém sem prática anterior em programação, poderá seguir a lenta evolução desde desenhar um segmento de reta, até o desenho de um figura mais complicada, fora da tela. com a biblioteca gráfica fornecida, é fácil se desenhar algo ''fora'' da tela, de forma que podemos ''tocar'' a imagem com os dedos... para apontar as figuras em apresentações, um apontador comum não serve, pois cada pessoa da platéia vê as imagens em posições diferentes - em geral fora da tela. para resolver isso, o autor desenvolveu o mouse3d, que aponta no espaço. mas usa o mouse comum. com comprovação da compra do livro o leitor poderá solicitar os óculos 3d por e-mail, ao autor. os óculos são gratuitos, quem requisitar só paga o serviço dos correios.