A coleção Vivência e Construção - Língua Portuguesa está assim estruturada:
- Cada tema é explorado a partir de textos de perfis variados.
- Cada unidade é aberta por uma imagem, que será discutida em classe com os alunos.
- Desenvolvimento de um trabalho profundo com análise textual, partindo de uma seleção criteriosa de textos atuais e variados.
- Valorização da produção de textos com ênfase na revisão feita pelo próprio aluno, conforme proposta dos PCNs.
- Explicitação da função social de cada tipo de texto, para que o aluno tome contato com as mais diversas linguagens - da linguagem oral ao texto literário.
- Trabalho com linguagem plástica e música.
- Notas, colocadas estrategicamente à margem dos textos e que orientam o professor sobre aspectos importantes, se tornam lembretes importantes ao professor.
- Um Caderno de Produção de Textos, encartado no final do livro, permite ao aluno produzir seus próprios textos.

Estas são algumas das seções presentes em todos os volumes dos livros da coleção:
- Só para conversar: atividade de linguagem oral.
- Leitura silenciosa/Leitura oral expressiva/Leitura jogralizada: determina o tipo de leitura que os alunos irão fazer do texto a ser trabalhado.
- Pensando sobre o texto: atividades de interpretação de texto.
- Eu e o texto: extrapolamento textual, com espaço para o posicionamento crítico do aluno.
- Produzindo textos: remete o aluno ao caderno Minhas palavras, no final do livro, onde irá produzir seus próprios textos.
- Para gostar de ler!: texto que encerra a unidade, cujo objetivo da leitura é a simples fruição.

Unidades deste volume: Muitos nomes, muitos segredos; Que alegria ler e escrever!; Sempre amigos; Planeta Bicho; Meu sorriso, minha saúde; Ui! Que medo!; Para brincar e sonhar; Com carinho, com afeto; Que abraço gostoso!; Vida de artista; Entre árvores e aves; Um pouco de fadas e bruxas.