Esse livro discute a formação humana, sobretudo a formação do professor. Tema dos mais importantes na área educacional, hoje, no Brasil, tanto a produção acadêmica quanto as normas oficiais têm dedicado especial atenção a ele. O docente tem estado em evidência, alternadamente da perspectiva de um sistema nacional de formação, das diretrizes nacionais e reformas curriculares ou ainda da avaliação do seu fazer profissional. Na realidade, o que está em questão é a importância que a escola e o professor têm, mesmo com todo o avanço técnico-informacional, como via de constituição de identidades, consolidação de ideários político-econômicos, realização do ser humano e das sociedades. Nesse contexto, a exigência de formação superior para o exercício da docência desencadeou uma explosão no número de cursos _ e, geralmente, "formar para o mercado de trabalho" parece ter se constituído seu selo de qualidade. Todos os capítulos desta obra analisam, direta ou indiretamente, a temática da formação, da autonomia e do mercado, situando a discussão no âmbito da produção do conhecimento pela universidade. Trata-se de um livro que interessa a todos que atuam ou pretendam atuar profissionalmente na área: alunos e professores da graduação, da pós-graduação e da educação básica.