Este é um livro para educadores que se interessam pelo estudo dos processos de alfabetização e letramento no contexto das mudanças provocadas pela implantação do ensino fundamental de nove anos. Por meio de uma pesquisa de campo buscou-se compreender as transformações conceituais e metodológicas nos saberes e nas práticas de professores alfabetizadores que passaram a atuar também com as crianças de seis anos. Nesse sentido a leitura do livro possibilita reflexões epistemológicas acerca da alfabetização e letramento e instiga a questionamentos: existe um lugar ou um período para realização desses processos no ensino fundamental de nove anos? A criança precisa ser alfabetizada no primeiro ano? Como os educadores compreendem a fase inicial da alfabetização? Quais as implicações político-pedagógicas das concepções docentes? Ao buscar respostas são formuladas novas perguntas respaldadas nas diferentes realidades educacionais brasileiras. Desprovido da intenção de esgotar o assunto devido a sua amplitude e complexidade, o estudo abre uma oportunidade de interlocução à medida que convida os leitores a compartilhar de outras experiências e pensamentos, os quais são abertos a diversas interpretações.