A criação do gênio não é lembrança, mas ressurgência, emer­gência de um fundo comum, que a criança – ou a infância – anima com sua sensibilidade e que o artista consegue exprimir. Assim, além de se lembrar, de se deixar impulsionar por forças obscuras, o artista – pintando, escrevendo, compondo – é banhado de infância. Criança, ele o é, ou melhor: ele se torna. Parece-me que esse tornar-se, esse devir completamente singular – correspondendo a uma disposição própria ao artista, à sua disposição subjetiva – foi exatamente nomeado e caracterizado por Gilles De­leuze e Félix Guattari com a expressão devir criança, em que devir reveste a forma, ao mesmo tempo, substantiva de um estado e ativa de um verbo. E eles exprimiram a mesma coisa com a expressão, intimamente ligada à primeira e sua corolária, bloco de infância, que não é mais a infância em lembrança, mas em devir, precisamente, na orientação criadora. O bloco é a infância preservada, resistente, emergindo, como o iceberg, do mar profundo, a infância radiante como um cristal – ela pró­pria cristal do tempo e, em bloco, contra qualquer corrosão e ameaça.