Os artigos que compõem este livro são resultados de estudos realizados no programa de formação docente Teaching and Learning in Higher Education, realizado pela Universidade de Tampere e Finland University (Finlândia), em parceria com o Instituto Ânima e o Grupo Ânima Educação. Os professores brasileiros que participaram desse transformador curso finlandês têm formação em diversas áreas do conhecimento. Esse grupo multidisciplinar foi responsável por desenvolver metodologias e experiências de ensino e aprendizagem a partir das reflexões propostas no curso, dando origem a práticas docentes baseadas na premissa de que os alunos são os verdadeiros protagonistas da sala de aula e que, portanto, deve-se trabalhar com a perspectiva da aprendizagem centrada no estudante. Assim, este livro apresenta relatos de experiências aliados à reflexão sobre o saber-fazer docente. O leitor encontrará nas páginas que se seguem caminhos para a abordagem de conteúdos a partir de metodologias que engajam os alunos, mobilizam suas bagagens culturais e promovem o que se convenciona chamar de aprendizado profundo . Os textos apresentados apontam para a necessidade de se planejar as aulas, disciplinas e outras experiências de aprendizagem alinhando construtivamente os objetivos pretendidos de aprendizagem, as avaliações e as atividades de aprendizagem, conforme proposta de John Biggs.