Há duas razões para justificar a edição da "Pedagogia Geral" de Herbart. Primeiro, a obra já faz parte dos textos padrão de Pedagogia Científica. Depois, tem especial actualidade na situação presente, uma vez que a Pedagogia Histórica se interessa cada vez mais por Herbart. Este interesse resulta, provavelmente, da pouca atenção que a "Pedagogia Geral" despertou em 1806, o ano da sua publicação. Mais determinantes, contudo, terão sido, porventura, os equívocos a que Herbart esteve sujeito na segunda metade do século XIX. No âmbito da nossa série de livros de bolso, é nossa intenção situar o texto da forma mais abrangente possível na nossa contemporaneidade. Não existe actualmente uma edição da "Pedagogia Geral" que tenha sido transposta em termos linguísticos, quer dizer ortográficos e de pontuação, numa versão mais moderna. Esta edição deve entender-se como uma tentativa nesse sentido. A modernização linguística tem, de resto, as suas limitações, na medida em que, através da modificação ortográfica ou de pontuação se poderá, porventura, fazer uma interpretação em vez de uma reprodução correcta. O editor teve acesso, na preparação da sua edição, à publicação original da "Pedagogia Geral" de Herbart, publicada em 1806 pela editora Johann Friedrich Róver em Góttingen. Embora este facto constituísse uma circunstância favorável para a adaptação da obra, tiveram contudo de ser amplamente consultadas e consideradas as edições completas mais fidedignas, uma vez que se pretendia chegar a uma versão linguística do nosso tempo.