A educação dos filhos sempre representou desafios para a família ao longo da história, porém, a família contemporânea enfrenta situações inéditas, como: as mudanças aceleradas nas concepções sobre a criança e a educação, induzidas em parte pelos avanços do conhecimento científico; a crescente instabilidade do casal parental, com separações e construção de novas famílias; a ausência paterna; o ingresso da mulher no mercado de trabalho, forçando compartilhamento do cuidado dos filhos com a babá, os avós, a creche, a escola ou a família extensa, entre outros. Este livro analisa tais desafios e aborda elementos fundamentais da educação da criança e do jovem nos tempos atuais a partir de contribuições teóricas da psicologia e do relato de pesquisas empíricas. Questões como a necessidade de estabelecer limites, a diferenciação entre cuidar e educar, a mediação da babá e sua relação com a criança no ambiente doméstico, o cuidado e a negligência na educação da criança na família, a educação e a criança à luz das moralidades dominantes na atualidade, tornam esta obra uma leitura proveitosa não apenas para especialistas na área da psicologia, mas também para pais, educadores e pessoas interessadas em compreender, de maneira mais aprofundada, a realidade da família no mundo contemporâneo.