Este caderno é fruto da eficiente articulação entre a pesquisa, a extensão e o ensino no campo das artes, caracterizando sobremaneira a razão de ser da Universidade. A pesquisa em Arte e Educação tem tradição na UCS, com reconhecidas publicações dos seus professores. O curso de Licenciatura em Educação Artística é dos mais antigos da Instituição, e conta com um competente corpo docente de mestres e doutores. Suas ações extensionistas, produzidas pelos Cursos de Atualização no Ensino de Artes, em parceria com o Instituto Arte na Escola, apresentaram já resultados relevantes. É importante compreender os pressupostos epistemológicos que permeiam o trabalho de produção de arte na sala de aula, realizado por um grupo de professoras e coordenado pelas também professoras Maria Helena Wagner Rossi e Carmen Lúcia Capra. O grupo teve a coragem de estabelecer uma ruptura com concepções de arte e de ensino da arte há muito instaladas na academia e reproduzidas no ensino praticado nas escolas. Esta obra, além de relatar e demonstrar o trabalho feito por professores e alunos, serve de referencial teórico e metodológico para aqueles que também pretendem compartilhar dessa mesma proposta.