Este livro traz artigos escritos por profissionais da Engenharia de Produção. Quanto ao conteúdo desta edição, apresentam trabalhos que deverão interessar particularmente a dois tipos de leitores - Estudantes, de modo geral, de graduação e pós-graduação, de Engenharia de Produção, Administração, Economia e outras áreas correlatas; Profissionais de empresas, direta ou indiretamente ligados aos assuntos de fronteira na trilha da competitividade, ocupantes ou mesmo aspirantes a cargos gerenciais. Tal público poderá examinar tópicos abrangendo - Como fazer para avaliar a questão ambiental e transformar dificuldades em oportunidades alternativas de crescimento?; Até onde vai o conceito de produto e de serviço? Como fazer para transformar seus pressupostos em parâmetros para o sistema de operações? Em quais condições é mais vantajoso pensar a operação como sendo predominantemente de serviços e em quais outras se deve pensá-la como produto tangível?; Como fazer para selecionar uma estratégia apropriada à dinâmica dos setores de operações? Qual tecnologia adotar e por quanto tempo? Quais atores devem ser considerados dentro do jogo do estabelecimento das alianças? Como deve ser a troca de informações e como devem ser configurados os sistemas técnico, social e de poder na rede assim formada? Como envolver as organizações, suas culturas, em tais movimentos?; Como deve ser trabalhada a questão do alinhamento estratégico com a organização e as áreas de operações? A escolha de um determinado perfil competitivo deve ser necessariamente seguido por uma acomodação da organização, de modo a criar as condições para que as pessoas possam fazer as coisas acontecer de forma controlada e sem perda de foco.