Infovias para Educação abre espaço para uma reflexão sobre o papel da tecnologia, da ciência, do saber, da informação; enfim, das complexas relações humanas que permeiam o espaço escolar ante as incertezas que a contemporaneidade nos apresenta. A escola depara-se, mais do que nunca, com o grande desafio de preparar um sujeito com experiência diversificada e com flexível capacidade de adaptação à pluralidade de situações apresentadas pela sociedade em dias de "pós-modernidade". Assim, exige- se, também, um educador que tenha a competência para incorporar as novas tecnologias a sua práxis educativa a fim de atuar como um mediador no processo ensino- aprendizagem visando o enriquecimento de sua prática e a conseqüente melhoria da qualidade de ensino. A leitura deste livro tangencia a importante discussão sobre as relações de poder que tecem a trama sobre a qual se estruturam as políticas públicas no campo educacional. Alguns capítulos trazem, à tona, reflexões sobre as complexas relações entre poder e conhecimento, destacando o papel da escola como um local não só de confinamento para professores, alunos, gestores e pessoal de apoio técnico, mas também um espaço social que pode se tornar um terreno fértil para a grande aventura do conhecimento que, em tempos pós-modernos, não pode desprezar a tecnologia presente em nossa sociedade. Como a condição pós-moderna abre espaço para a pluralidade, a multiculturalidade, a incerteza, o efêmero e o fulgaz e abre as portas tanto para o otimismo quanto para o pessimismo, cabe a cada um dos leitores mergulhar nesse universo, pegar carona em "cauda de cometa" e, se possível, tirar algumas conclusões.