Há uma desafiadora relação entre a psicanálise e o cinema. Surgidos em momentos históricos próximos, é possível divisar sua imbricação com o campo da linguagem. Nesta obra, Moisés Lemos nos conduz a caminhos teóricos entre psicanálise, cinema e arte, margeando os estudos linguísticos em interessante desvelamento de interseções desses campos. Há pontos em que se misturam, ora se cruzando, ora se afastando, mas nunca se abandonando. Nessa perpectiva, caminharemos com a teoria psicanalítica que se tornou um método de análise fílmica na década de 1960 e desenvolveu íntima e intensa relação com o cinema. A psicanálise criou, historicamente, relações com o processo de evolução do cinema. Lemos tratou aqui de estudo teórico em que recorreu a conceitos fundamentais da área da psicanálise articulando-os a processos transcorridos fora da situação analítica. O autor lançou mão de grande erudição ao expor as contribuições da obra freudiana e a elaboração de Lacan diante da obra de Freud [...]