Dois milênios de cristianismo proporcionaram tempo mais que suficiente para que inúmeros pensadores tentassem descrever, qualificar ou quantificar o amor divino das mais diversas maneiras. O esforço de minerar algum termo ou cunhar uma expressão grandiosa para articular esse conceito indizível afinal, Deus é o próprio amor que dele emana levou Lutero a se referir a ele como fogo ardente. Para Tereza de Ávila, era a suprema perfeição. Francisco de Assis o considerava galé de livres, alusão (em contraponto) aos antigos navios impulsionados pelo trabalho escravo dos remadores. Talvez compreendendo a insuficiência dos adjetivos, Agostinho preferiu valer-se de uma constatação: "Deus ama tanto a cada um como se não existisse ninguém mais a quem pudesse dedicar seu amor". Essa inspiração agostiniana perpassa o texto de "O Obstinado Amor de Deus". Neste livro, Brennan Manning desfia as fibras desse relacionamento tão inusitado para revelar, no cerne, uma realidade poderosa e comovente: desde a plenitude de sua grandeza, o Autor da vida nos ama de modo tão intenso e inflexível que jamais alguém foi capaz de conceber, e convida: "Venha e participe da alegria do seu senhor!" (Mt 25:23, NVI).Talvez compreendendo a insuficiência dos adjetivos, Agostinho preferiu valer-se de uma constatação: "Deus ama tanto a cada um como se não existisse ninguém mais a quem pudesse dedicar seu amor". Essa inspiração agostiniana perpassa o texto de "O Obstinado Amor de Deus". Neste livro, Brennan Manning desfia as fibras desse relacionamento tão inusitado para revelar, no cerne, uma realidade poderosa e comovente: desde a plenitude de sua grandeza, o Autor da vida nos ama de modo tão intenso e inflexível que jamais alguém foi capaz de conceber, e convida: "Venha e participe da alegria do seu senhor!" (Mt 25:23, NVI).