Este livro traz a oportunidade de os educadores despertarem para a grande importância motora na alfabetização. Quando conseguimos estabelecer um paralelo entre o domínio corporal e as dificuldades na aquisição da leitura e escrita, conseguimos também buscar ações corporais que irão contribuir neste processo. Quando falamos em dificuldades na aprendizagem, temos de nos questionar como os desenvolvimentos motor, social, emocional e psíquico estão se relacionando, pois todos precisam estar em equilíbrio. A leitura aborda as possíveis dificuldades e os comportamentos que as crianças podem apresentar durante o processo de alfabetização, uma vez que problemas de aprendizagem mantêm estreitas relações com distúrbios psicomotores. Ao longo desta leitura, estaremos conversando sobre a necessidade de se trabalhar o MOVIMENTO com atividades lúdicas. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são conteúdos muito importantes, e todos os professores podem fazer uso prático para deixar a aprendizagem mais leve e mais lúdica. Este livro vem contribuir com o exercício de uma prática docente mais prazerosa e lúdica, estabelecendo o diálogo entre as dificuldades, as possibilidades e principalmente tecendo reflexões com base em ideias práticas que darão aos psicomotricistas e aos professores do Ensino Regular e da Educação Físicasugestões de jogos, brinquedos e brincadeiras com os movimentos naturais como forma de fazer os alunos avançarem na aquisição da leitura e escrita. Existem alguns elementos básicos da motricidade para que uma criança desenvolva plenamente a independência motriz e se aproprie das diferentes linguagens. A criança precisa, portanto, possuir um domínio adequado do: equilíbrio, lateralidade, esquema corporal, percepção espacial, percepção temporal, percepção visual, percepção auditiva e percepção tátil.