Organizado e escrito por docentes e discentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), este livro distingue-se, sobretudo, pelas circunstâncias singulares de sua produção. Trata-se do primeiro livro cujos autores vinculam-se, majoritariamente, ao jovem Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de mestrado, ofertado pela UEMS, unidade universitária de Paranaíba. Nesse sentido, a presente coletânea é ao mesmo tempo histórica e simbólica, por situar-se em um contexto institucional de euforia e novidade, em que ainda se prolongam as comemorações pela recente aprovação e oferta do primeiro curso de mestrado em educação da UEMS. Contexto de conquistas, de alento, de (re)descoberta das esperanças e das potencialidades transformadoras do trabalho coletivo. Perante tal cenário, o momento reclama a emergência de um debate plural acerca de temas intimamente inter-relacionados, a saber: identidade, docência e inclusão. Essa tríade perpassa os itinerários de pesquisa pelos quais se aventuram os autores deste livro, ao longo de doze capítulos, sob distintas concepções teórico-epistemológicas, em recortes mais ou menos abrangentes dos temas elencados. Sendo esta sua primeira "viagem", como autores e organizadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UEMS, Unidade de Paranaíba, os autores fazem votos de que essa experiência de (co)autoria entre pesquisadores iniciantes e "iniciados" se repita muitas vezes, fazendo-se desta iniciativa uma tradição formativa para docentes do programa e novos mestrandos que nele ingressarem.