Entre as paredes da escola da Educação Básica há muito que o contar, o que experimentar, o que dizer. Sujeitos de diferentes cores, raças, gêneros, sexualidades, crenças, idades transitam, atravessam e constituem os marcadores sociais e culturais de diferenças nesse espaço de produção de conhecimento. É neste cenário que nasceu o livro Diferenças e desigualdades no cotidiano escolar da Educação Básica que tem por objetivo discutir os atuais desafios da docência voltados para ampliação dos direitos sociais e democratização da educação brasileira, a partir de práticas e políticas públicas que atravessam o cotidiano da escola. As discussões apresentadas nos diferentes capítulos são organizadas em duas partes que procuram aprofundar dimensões vinculadas à le­gitimação da docência no cenário nacional, especificamente, nos diversos aspectos relacionados às diferenças e desigualdades no cotidiano escolar. A partir de vertentes teóricas distintas, as diferenças são apresentadas aqui como construções político-discursivas em que os sujeitos se constituem e se posicionam em seus pertencimentos identitários na escola, estabelecendo diálogos e negociações nas relações de confronto e nas tensões produzidas na coexistência das diferenças.