Esta obra, fruto de uma tese de Doutoramento em Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e defendida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), traça um panorama essencial da história do piano, dos conservatórios musicais e da educação musical e pianística no Brasil. Fundamentada em autores como Norbert Elias e Pierre Bourdieu, lança um olhar sociológico sobre os docentes e discentes dos conservatórios musicais, elucidando as redes de configurações socioculturais que embasavam a prática pedagógica conservatorial. Reconstruindo a memória do Conservatório Musical de São Carlos (1947-1991), no interior paulista escola que buscava seguir os rígidos padrões do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo , o livro analisa ainda a metodologia de ensino de piano focada em resultados performáticos, praticada sob a inspiração do Conservatório de Paris. Dimensiona-se, assim, uma contribuição interdisciplinar para a história, sociologia, educação e performance musical, delineando-se caminhos teórico-metodológicos para a pesquisa em história de instituições escolares e, especialmente, para a historiografia de instituições educativo-musicais.