Gostaríamos de apresentar ao público leitor o presente livro a partir de duas perspectivas, a saber: a primeira trata-se de um esforço intelectual no sentido de compreender e apreender as trilhas e veredas por onde passaram e passam a educação, e a segunda é um material que em sua essência prima pela diversidade sem perder de vista a unidade. O presente livro é fruto de pesquisas e estudos por uma equipe de professores e estudantes das políticas públicas educacionais. Chamamos a atenção do leitor para a pluralidade de temas aqui contidos. São objetos de estudos múltiplos desenhados em diferentes espaços territoriais, daí a sua profunda riqueza. Aqui, traduzimos uma parte considerável da nossa experiência no campo educacional. São muitas as razões e motivações que nos levaram ao mesmo caminho que teve como ponto de partida o presente livro. Prenhe de significados, cada texto imbui-se da marca de seu(s)/sua(s) autor(es)/(as) que tecem seus escritos a partir também de suas histórias de vida, portanto trata-se também do modo de ser e estar deles/as no cotidiano de suas vidas acadêmicas. Com a leitura deste livro, esperamos que o leitor/a aproprie-se um pouco mais da realidade da educação e, assim, possa também comprometer-se com o processo de transformação que se faz necessário em tempos de crise. Por fim, confessamos que é com muita alegria que trazemos a lume o presente escrito, pois o que nos une é a compreensão de que o fazer educação é um ato que vai para além da sala de aula, perpassando o campo ético. Convidamos, pois, à leitura que requer dois cuidados: 1) a assimilação de que escrever não é uma ação fácil, e, 2) atentar para a pluralidade já anunciada de tal modo que se tenha a apreensão da totalidade.