Este livro está dividido em cinco partes, das quais quatro são teóricas e têm como foco esclarecer os problemas da educação em vez de equacioná-los, para buscar um ensino de qualidade. O conteúdo da obra baseia-se em experiências e em farta bibliografia, incluindo autores renomados, defensores de uma educação não manipuladora, exercida por uma elite dominadora. O leitor perceberá que, para oferecer uma educação de qualidade, será importante trabalhar conceitos como família e como ela deve exercer sua função no processo de educar, fator que ocorrerá antes mesmo de o aluno entrar na escola. O item educação e escola trabalha com o viés social, pois a educação extrapola os limites da escola. Toda educação implica um devir que deve levar o educando a um protagonismo social, item discutido neste trabalho, pois é a educação que faz o indivíduo sair da condição de sujeito néscio para a condição de sujeito cognoscente. Este assunto é tratado na quarta parte do livro. O autor analisa ainda a profissão de docente, que, apesar de ser uma atividade subjugada, é a mais importante para a construção do cidadão, do profissional e de homens de bem. A última parte do livro apresenta estudo de caso de uma instituição que saiu da condição de "escola castigo" e passou a ser "escola modelo". O estudo mostra os vários reveses pelos quais esta escola passou e deixa claro que, com a atitude de professores dedicados e o comprometimento das famílias, é possível resgatar a dignidade de docentes e educandos e oferecer melhores perspectivas.