O conceito de comunidade educativa é um conceito com origem no pensamento político, apropriado pela legislação portuguesa recente. Nesta obra procura compreender-se qual a pertinência da aplicação deste conceito à escola, e quais as suas potencialidades em termos de uma educação cívica que corresponda às necessidades das actuais sociedades democráticas. São debatidos os fundamentos de um novo paradigma de cidadania, baseado na concepção da democracia como projecto simultaneamente liberal e comunitário, analisando-se, de seguida as potencialidades e limitações contidas na legislação actual, no sentido da constituição de uma escola-comunidade educativa que funcione como centro efectivo de educação cívica. A abertura da escola à comunidade, concretizada no conceito de escola-comunidade educativa, permite à escola colocar-se no centro dos esforços comunitários, estabelecendo a transição entre o pedagógico escolar e o pedagógico social, conferindo a toda a vida comunitária uma profunda intencionalidade educativa e cívica. A escola-comunidade educativa, ao favorecer uma continuidade entre a vida comunitária e a educação, recupera em novos moldes a coerência presente nas sociedades educativas tradicionais. MARIA LUÍSA BRANCO nasceu em Junho de 1964 em Sines. É licenciada em Filosofia e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. Lecciona desde 1997 na Universidade da Beira Interior, no Departamento de Psicologia e Educação. Colaborou com o Instituto Piaget entre 1995 e 1997. A Escola-Comunidade Educativa corresponde à tese de doutoramento em Educação, defendida na UBI em 2004.