Planejar e decidir sobre os investimentos da empresa requer técnica, tendo em vista que, modernamente, a idéia ou intenção empresarial é um campo complexo chamado de Estratégia Empresarial. Além do mais, a nova ordem mundial, apontando para cenários de globalização da economia e exigindo outros padrões de competitividade para os negócios, impõe às empresas reajustes em suas estratégias e conseqüentes novos projetos, que devem ser gerados e analisados sob ópticas e técnicas modernas. Nesse contexto, esta obra propõe uma nova abordagem do anteprojeto ou estudo de viabilidade, inserindo-o no campo da Estratégia Empresarial e tornando-o não só instrumento de ligação entre as Estratégias e a Engenharia, mas também fundamentalmente eficaz instrumento de decisão para mudanças. Dividido em três partes, o livro apresenta na primeira um modelo de mix estratégico, ou seja, um conjunto de estratégias suficientes para a orientação de uma empresa. A Parte II define um modelo de anteprojeto, genérico, em que a geração dos parâmetros, agrupados em suas partes tradicionais (mercado, logística/localização, sistema produtivo e equacionamento econômico-financeiro), é enfocada sob o prisma de transformação das estratégicas em parâmetros concretos para a tomada de decisão sobre o negócio e conseqüente início dos projetos de engenharia. Já a última parte contém complementos importantes, que são as redes de empresas e a gestão de projetos. É um texto flexível que pode ser utilizado por uma grande empresa que lidere o negócio, mas também por uma pequena empresa participante de uma rede de mpresas (parceiro, terceirizado, franqueado e outras formas de arranjos empresariais).