Todos os textos que compõem o primeiro livro do Ninfa_UFMG espelham o interesse que motivou a criação do grupo, isto é, problematizar a imagem como objeto de análise a partir das mais diversificadas abordagens teórico-metodológicas. Os capítulos focalizam diferentes qualidades de imagens que abarcam um período que vai do século XVIII ao XX. O leitor poderá decifrar as representações imagéticas da mineração nas Minas do Século XVIII e XIX; nesse mesmo período e região, poderá visitar os ex-votos e perceber o processo de confecção desses pequenos quadros pintados; ainda em Minas, poderá adentrar os espaços domésticos e observar a presença das imagens religiosas nesses ambientes; analisar o frontão da matriz de N. S. do Pilar de São João Del-Rei ou a Catedral Sé de Mariana; já no final do século XIX e primeira metade do XX, vai se deparar com a presença do niilismo nietzschiano nos autorretratos de Edvard Munch e ainda participar da discussão sobre o caráter estético-estilístico do “expressionismo alemão” no cinema. No conjunto, este livro é um estímulo ao leitor para mergulhar nos diferentes mundos desdobrados pelas imagens.