No curso de 1976, 'Em Defesa da Sociedade', Michel Foucault se interroga sobre a pertinência do modelo da guerra para analisar as relações de poder. Michel Foucault define duas formas de poder: o poder disciplinar, que se aplica ao corpo por meio das técnicas de vigilância e das instituições punitivas, e aquele que daí em diante ele denominará biopoder, que se exerce sobre a população, a vida e os vivos. Analisando os discursos sobre a guerra das raças e as narrativas de conquista, Michel Foucault estabelece a geneologia do biopoder e dos racismos de Estado.No curso de 1976, Em Defesa da Sociedade , Michel Foucault se interroga sobre a pertinencia do modelo da guerra para analisar as relacoes de poder. Michel Foucault define duas formas de poder: o poder disciplinar, que se aplica ao corpo por meio das tecnicas de vigilancia e das instituicoes punitivas, e aquele que dai em diante ele denominara biopoder, que se exerce sobre a populacao, a vida e os vivos. Analisando os discursos sobre a guerra das racas e as narrativas de conquista, Michel Foucault estabelece a geneologia do biopoder e dos racismos de Estado.No curso de 1976, Em Defesa da Sociedade , Michel Foucault se interroga sobre a pertinencia do modelo da guerra para analisar as relacoes de poder. Michel Foucault define duas formas de poder: o poder disciplinar, que se aplica ao corpo por meio das tecnicas de vigilancia e das instituicoes punitivas, e aquele que dai em diante ele denominara biopoder, que se exerce sobre a populacao, a vida e os vivos. Analisando os discursos sobre a guerra das racas e as narrativas de conquista, Michel Foucault estabelece a geneologia do biopoder e dos racismos de Estado.