Este trabalho nasceu da preocupação de se criar um espaço de discussão, de alternativas criativas e críticas sobre propostas de uma educação que proporcione aos educandos um pensar de qualidade. Educando para o Pensar é, antes de tudo, um exercício de reEste trabalho nasceu da preocupação de se criar um espaço de discussão, de alternativas criativas e críticas sobre propostas de uma educação que proporcione aos educandos um pensar de qualidade. Educando para o Pensar é, antes de tudo, um exercício de reflexão sobre a formação. Formar, palavra de origem latina, traz a idéia de dar forma àquilo que está sem forma ou mesmo disforme. Um dos desafios deste livro é enfrentar a questão da formação como construção, como processo que busca organizar conhecimentos e pensamentos. Elaborado por uma equipe de profissionais de alta qualidade, este livro teve como ponto de partida uma série de debates, mesas-redondas a cerca do tema, trazendo contribuições da Filosofia, Educação, Ciências Sociais, Psicologia e Literatura, áreas em que transitam os autores deste livro. Sem a pretensão de esgotar o tema, Educando para o Pensar aborda idéias e questões fundamentais para todos aqueles que atuam com educação e filosofia.