A dinâmica inovadora das mudanças socioeconômicas e científicas traz novas perspectivas axiológicas que relacionam a cultura com a eficiência econômica. Um fenômeno que promove difusão de valores comuns aos grupos de pessoas que aumentam a demanda por produtos e serviços culturais. A complexidade sociocultural, política e econômica das cidades na contemporaneidade é desafiadora e advoga criatividade nas ações de gestão e desenvolvimento. A concepção de cidade criativa privilegia cidades que desfrutam de um desenvolvimento socioeconômico sustentável com qualidade de vida, a partir de uma economia que se move ao redor de ativos intangíveis e simbólicos. São cidades que revelam, a partir da criatividade, um fortalecimento nos setores tradicionais da economia. A ideia de cidade criativa aponta as oportunidades de desenvolvimento, considerando as pessoas como o que há de mais importante na cidade. Este livro apresenta uma análise reflexiva acerca da concepção econômica de cidade criativa, destacando a criatividade humana como fator de geração de renda e desenvolvimento socioeconômico, sobretudo a partir das expressões culturais e da utilização sustentável do espaço urbano. Utiliza como recorte empírico de investigação a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, destacando seu genius locy expresso em sua realidade etnocultural e espacial. A partir de procedimentos metodológicos comparativos, estabelece relações com outras cidades nacionais e internacionais, que passaram por processos de reinvenção urbana e se reencontraram socioeconomicamente como cidade criativa.