Esta obra contribui com estudos e práticas ligadas ao fazer cotidiano do professor de Língua Portuguesa, quer no âmbito do Ensino Fundamental e Médio, quer no Universitário. Reúne trabalhos sobre questões referentes ao ensino de Língua Portuguesa tendo como eixo norteador o texto. As discussões teórico-metodológicas, de cada conjunto de textos, ocorrem, respectivamente, a partir de três perspectivas, que são a análise do discurso, a enunciação e o interacionismo. Para além das questões teóricas, os estudos presentes neste livro contribuem com aspectos práticos, substanciais para um trabalho que efetivamente leve em conta o uso e o funcionamento corretos da língua. Levando em conta a temática do livro e os pressupostos teórico-metodológicos de cada um dos textos, estes foram organizados de forma a manterem a singularidade de seus autores, mas que nos possibilitem entender que esta sempre marca a historicidade e o lugar social daqueles(as) que escrevem. Nessa perspectiva, são levadas em conta diferentes temáticas, que constituem a estrutura do livro: o primeiro conjunto de textos discute o ensino de línguas na perspectiva discursiva; o segundo aborda a leitura e a escrita; o terceiro contempla o ensino da gramática. Por fim, a obra traz uma investigação sobre os princípios educacionais e lingüísticos que nortearam os Planos Nacionais de Educação para o Ensino Secundário nos governos Vargas e Fernando Henrique Cardoso (PCNs).