Esta obra oferece um referencial amplo para a estruturação e administração de ambientes de escritório, a partir de definições, de fatos históricos e de práticas relativos ao Lean Office. Aponta o papel da gestão e dos Fluxos de Informação na consolidação do Lean Office, sob a perspectiva científica e técnica, para subsidiar processos gerenciais e a tomada de decisão. A origem do conceito enxuto é tratada na Parte I da obra, por meio do histórico de acontecimentos sociais, industriais e comerciais da racionalização e da melhoria do trabalho, precursores do lean. A Produção, a Construção e a Mentalidade Enxuta são detalhadas nos Capítulos 1 a 4, com ênfase no período de 1950 a 2000. A Parte II enfatiza aspectos gerenciais e operacionais da informação, contendo: o Capítulo 5, que conceitua e aponta ferramentas da Gestão da Informação relacionando-a a fatores decisórios; o Capítulo 6, com definições e processo de mapeamento de Fluxos de Informação; e o Capítulo 7, que relaciona os mesmos Fluxos aos princípios e os desperdícios da Mentalidade Enxuta, subsidiando sua avaliação em ambientes reais. O Capítulo 8 reúne os conteúdos anteriores da obra na apresentação de ambientes de escritório, na justificativa em torna-los enxutos e na proposta de: vantagens, elementos facilitadores, padrões e plano de implementação do Lean Office. O Capitulo 9 sintetiza ferramentas e técnicas lean para aplicação da teoria discutida até então. Ao fim de cada Capítulo são propostas questões para discussão e fixação do respectivo conteúdo. Obra destinada a gestores da informação e da produção e a profissionais que se dedicam a organizar ambientes de escritório. Leitura complementar para as disciplinas Organização, Sistemas e Métodos, Fluxos de Informação, Qualidade, Gestão da Produção, Sistemas e Estratégias de Produção e Gestão de Negócios, dos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão, Ciência e Tecnologia da Informação, Administração, Engenharia de Produção e Civil.