Este livro apresenta conceitos básicos e promove reflexões sobre o uso dos computadores como ferramenta pedagógica. Os temas são introduzidos de forma prática e sempre com exemplos, facilitando a aplicabilidade do computador em salas de aula pelos professores. Aborda questões relacionadas ao uso das tecnologias computacionais, tais como: o computador no contexto educacional, histórico, econômico e social; a história da política de informática na educação no Brasil; bem como formas de utilização do computador em sala de aula. Descreve a análise e a aplicabilidade dos softwares, as fases de implantação de um projeto de informática educativa, fatores a serem considerados na capacitação dos educadores e a utilização de jornais, blogs e fotologs. A partir da 8a. edição foram implementadas novas reflexões ao final dos capítulos para melhor análise dos conteúdos apresentados. Inclui várias considerações sobre o uso da Internet para pesquisas e comunicações na educação, propostas inovadoras para avaliação de sites educacionais, diferentes formas de desenvolvimento de aulas e projetos com os recursos da Internet, além de propostas para reflexões sobre o uso da língua portuguesa nos ambientes digitais. Tais alterações são fundamentais para a melhor preparação do professor a fim de atuar na área da informática na educação, conforme os avanços tecnológicos.