O presente livro foi organizado com o objetivo de propiciar reflexões teóricas sobre as práticas sociais de oralidade, leitura, produção escrita e análise linguística, além de repensar o espaço dado, nas aulas de Língua Portuguesa, às variedades linguísticas. Essas reflexões subsidiaram os estudos desenvolvidos dentro do Projeto de Pesquisa intitulado Formação Continuada para Professores da Educação Básica nos anos iniciais: ações voltadas para a Alfabetização em Municípios com Baixo IDEB da Região Oeste do Paraná. Trata-se de um projeto institucional da Capes/Inep (Programa Observatório da Educação), e que sustentou suas ações na compreensão dialógica da linguagem, reconhecendo-a como constituída socialmente e no amplo espaço de interação instaurado entre sujeitos sócio-historicamente situados. Pretende-se, assim, socializar a base teórica que deu sustentação a todo processo de estudo, investigação e formação continuada desenvolvido no âmbito do referido Projeto, estendendo aos leitores a compreensão defendida quanto às práticas sociais de uso da linguagem. Espera-se que os interlocutores desse livro desenvolvam uma leitura responsiva, replicando as discussões apresentadas, questionando-as, confirmando-as ou discordando de tais posicionamentos, promovendo, assim, um amplo debate com os autores