A Enfermagem é uma profissão de saúde. Este fato, por si só, já implica na necessidade de ampliar a compreensão sobre o significado do termo saúde, pois há uma diversidade de concepções utilizadas na Enfermagem. Conceber uma nova concepção de saúde exige uma permanente renovação de ideias que encontra no ambiente universitário oportunidades privilegiadas de reflexões teóricas e aplicações práticas de ações de cuidado em saúde. Este livro é o resultado de uma pesquisa realizada entre 2005 a 2008, em escolas de graduação em Enfermagem do Estado de Santa Catarina e da cidade do Porto em Portugal, em que se procurou compreender o modo pelo qual as concepções de saúde estão explícitas nos documentos dos cursos de graduação e de que forma elas se expressam nos discursos dos professores e estudantes de enfermagem, evidenciando a educação profissional dos enfermeiros e enfermeiras e as concepções de saúde nos cursos de enfermagem. Em Santa Catarina, as concepções de saúde dos documentos de referência curricular, seguem a Lei Orgânica da Saúde, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em enfermagem; a saúde é considerada como direito de todos e dever do Estado, resultante das formas de relação do ser humano no contexto social; a filosofia para a construção do conceito de saúde está vinculada à ênfase na saúde pública; o ideal de enfermeiro e de enfermeira é que seja generalista e atue na promoção, proteção, diagnóstico precoce, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde individual e coletiva e a qualidade de vida está presente no discurso para o cuidado global às pessoas. Na cidade do Porto seguem os Planos de Estudos dos cursos de licenciatura em enfermagem na busca da adequação curricular às diretrizes estabelecidas no Tratado de Bolonha; o conceito de saúde é visto numa perspectiva de âmbito psicossocial e holística, partindo do modelo salutogênico; o ideal de enfermeiro e de enfermeira é que saiba gerenciar o cuidado de enfermagem geral à pessoa saudável ou doente. No Brasil, a mudança do modelo de atenção à saúde é uma preocupação constante. Em Portugal ocorre uma valorização do processo de aprendizagem individual, a partir do confronto com o desconhecido. A realização do estágio de doutorado sanduíche na Escola Superior de Enfermagem do Porto em Portugal fortaleceu o intercâmbio científico e a troca de experiências em nível de formação de enfermeiros e de enfermeiras na medida em que a compreensão das concepções de saúde para a formação deste profissional nos abre uma perspectiva de construção de novos saberes e práticas no aprimoramento das ações de cuidado à saúde individual e coletiva.