Quando nos surpreendemos protagonistas dessa transposição do milênio, marcada tão acentuadamente pelos avanços tecnológicos e pelo acesso à informação, aliados às promessas de igualdade da globalização, uma discussão sobre as relações entre mídia e educação parece configurar-se como um tema importante para todos. Este livro expressa um possível e produtivo debate entre a imprensa, a universidade, a escola fundamental, os leitores e as leitoras de jornal. Esta coletânea é a materialização do encontro da universidade com a escola básica, redimensionando a noção do saber acadêmico como algo que possa ultrapassar as paredes da universidade e ocupar também as páginas de um jornal. O livro reúne temas como política cultural, auto-estima e poder, regulação social e disciplina, preconceito racial, currículo, repetência, sexualidade, gênero, corpo, cinema, novas tecnologias, magistério, alfabetismos, mídia, oralidade, literatura, meio ambiente... todos publicados no suplemento NH na Escola. Com artigos de: Alfredo Veiga-Neto, Angela Tereza Sperb, Attico Chassot, Carlos Skliar, Claudio Baptista, Elí Henn Fabris, Ernest Sarlet, Gelsa Knijnik, Guacira Lopes Louro, Lúcio Kreutz, Luis Henrique Sacchi dos Santos, Luís Henrique Sommer, Madalena Klein, Maria Cecília Braun, Maria Henriqueta Kruse, Maria Isabel Bujes, Maria Lúcia Wortmann, Marisa Vorraber Costa, Norma Regina Marzola, Regina Marques Parente, Rosa Hessel Silveira, Rosa Maria Bueno Fischer, Ruth Sabat, Sérgio Capparelli, Tomaz Tadeu da Silva.