Este livro procurou estabelecer a relação entre a obra do cineasta Luis Buñuel e a cultura espanhola. Foram ressaltados aspectos de sua filmografia intimamente ligados às tensões de seu país, originadas pelo processo de mestiçagem cultural. A Espanha acolheu elementos arabizantes, mas manteve uma facção fechada e tradicional, ligada ao governo vigente e à Igreja Católica. Para mostrar que os filmes de Buñuel são tipicamente espanhóis, independentemente dos países em que foram rodados, de seus trinta e dois filmes foram trabalhados mais detalhadamente cinco: O anjo exterminador e Viridiana (México), A bela da tarde (França e Itália), Tristana e Esse obscuro objeto do desejo (França e Espanha). Através de autores relevantes para o estudo da obra de Buñuel, e de textos jornalísticos, foi traçada a trajetória do cineasta, dividindo cronologicamente sua obra em três fases e, ao mesmo tempo, revelando apenas uma estética, toda ligada por elementos em comum, entre eles, a crítica às instituições, o absurdo de algumas convenções sociais, o amour-fou, o conflito entre o sagrado e o profano.