Este livro trata de uma técnica de programação e análise de sistemas que vem ganhando força nos últimos anos, conquistando cada vez mais adeptos, e está centrada na visão do sistema como um conjunto de objetos que se comunicam e interagem. Nesse novo modelo, a visão de entrada, processamento e saída é destituída, dando lugar ao foco no objeto, suas características e seus comportamentos. Essa ótica cria uma dinâmica de desenvolvimento de sistemas completamente diferente. Tecnologias de desenvolvimento de software mais recentes, como é o caso de linguagens voltadas a ambientes visuais, têm adotado extensivamente esse tipo de orientação. Nesta obra, serão tratados temas como o próprio paradigma, os princípios da orientação a objetos e as estruturas e relacionamentos próprios desse tipo de tecnologia. Todas as técnicas e estruturas tratadas aqui, tais como herança, polimorfismo, estruturas Todo-Parte, Generalização-Especialização e conexões de ocorrências, são demonstradas usando-se pequenos exemplos ilustrativos implementados em Pascal Orientado a Objetos em ambiente Delphi. O estudo também demonstra passo a passo a modelagem de um pequeno sistema utilizando a técnica da orientação a objetos. Dessa forma, serão apresentados os processos de análise e identificação das classes, objetos, estruturas e relacionamentos, bem como a criação de novos objetos. Por fim, também serão abordados temas que tratam do trabalho em equipe, como é o caso do multidesenvolvimento e da manutenção, e as vantagens da reutilização de código, da facilidade de manutenção e da consistência que a técnica exibe entre a análise e a implementação em código.