A experiência de ter realizado uma pesquisa científica, muda a gente, nos transforma. Não apenas porque coletamos dados novos, nos inserimos no mundo da ciência, mas, e principalmente, porque aprendemos a lidar com o universo da racionalidade cartesiana, que a Cultura Ocidental assumiu e desenvolveu a ponto de não haver outra cultura tão identificada com este proceder. O Mestrado em Educação da Universidade de Itaúna, através de seus professores-doutores e seus alunos, futuros mestres, desenvolveu, por seis anos, este exercício de fazer parte do mundo da Ciência. Optou pela área de concentração formação docente: conhecimento e profissionalização, tendo como linhas de pesquisa: produção do conhecimento, currículo e processo ensino aprendizagem e políticas de formação docente e profissionalização. Os trabalhos aqui apresentados são o resultado deste exercício, que foi orientado pelos diversos professores-doutores do Programa de Pós-graduação strictu-senso, com as transformações necessárias para se tornarem capítulos de um livro. Conforme o leitor poderá constatar, fala-se de metodologia, construção de conhecimento, papel do professor dentro da sociedade, histórias de professores, formação docente, exercício da docência, tendo, em sua base, a questão da formação do professor, orientada para o exercício da docência no ensino básico, hoje, de capital importância para o nosso país. São histórias e experiências vividas de pessoas que buscam o saber, dentro das regras da produção do conhecimento científico.