Neste trabalho procuramos identificar a eficácia ideológica dos interdiscursos (PÊCHEUX, 1997) sobre educação escolar indígena, presentes nos discursos (PÊCHEUX, 2001) materializados por meio de redações, as quais foram elaboradas por professores, partícipes do Processo Seletivo voltado à Licenciatura Intercultural Indígena, ocorrido em 2010, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Ao recordarmos as considerações de Pêcheux (1997) sobre o sujeito, quando, em Semântica e Discurso, afirma que o lugar do sujeito não é vazio sendo preenchido por aquilo que ele designa de forma-sujeito ou sujeito do saber de uma determinada Formação Discursiva (FD) pontuamos a relevância das condições de produção, da exterioridade discursiva; situação em que se deu a produção dos textos. No intuito de sinalizar as relações de poder inerentes aos discursos, percorremos as ideias de poder e resistência advindas de Foucault (2009) e a construção identitária como herança do colonialismo [...]