Este livro é resultado de pesquisas que abordam a temática educação e cultura. São enfocadas a educação e a cultura em vários espaços educacionais, e em diferentes dimensões e abordagens. Ao se pensar a constituição deste livro, partiu-se do princípio de que a educação pode se dar de diversas formas, em múltiplos espaços e com variadas possibilidades. Os capítulos são apresentados em três partes. A primeira é constituída de três artigos, que enfocam a educação na contemporaneidade e as políticas educacionais que orientam a educação básica e a superior. A segunda também contém três textos, que abordam diferentes olhares sobre a educação infantil e as profissionais que lidam nesse espaço: o trabalho das educadoras, o movimento como possibilidade educativa, o corpo da professora e suas múltiplas expressões. A terceira parte, com dois artigos, enfatiza a educação inserida nos espaços culturais, religiosos, institucionais ou não, no cotidiano mediado pela cultura e na história de sujeitos coletivos e singulares. As reflexões presentes nesta obra são importantes para a ampliação das concepções sobre práticas educativas, múltiplos espaços de aprendizagem, dimensões em que ocorrem o processo de conhecimento, a influência dos aspectos sociais, políticos e econômicos na educação e na cultura, dentre outros. Embora a temática tenha contemplado diferentes possibilidades de educação e de cultura, o eixo comum do debate se mantém, pois o indivíduo é entendido como sujeito humano e genérico, apreendido nos espaços formativos contemplados nos diferentes artigos delineados. Espera-se, com essa publicação, que os leitores desfrutem do contato com os textos aqui apresentados, com a possibilidade de arrestar as múltiplas e diferentes dimensões educativas em que a educação e a cultura ocorrem.