INDICAÇÃO: Procedimentos práticos visando o ensino da ortografia para serem aplicados na Educação Regular e Especial, nos Transtornos de Aprendizagem, em especial a Dislexia e a Disortografia e em outras alterações neurofuncionais, como o TDAH. APRESENTAÇÃO Propiciar o domínio da ortografia, de forma competente, é um dos desafios de nossa educação. Para muitos, aprender a escrever corretamente é uma tarefa bastante complicada, resultando em falhas que comprometem significativamente o aprendizado e a qualidade da escrita. Muitas são as dúvidas de educadores e de clínicos a respeito da ortografia: Os erros devem ou não ser corrigidos? Qual o melhor método para corrigir? Por que os aprendizes não fixam as regras ensinadas? Não basta ler bastante para aprender a escrever bem? O que podemos dizer é que o domínio da ortografia depende de ensino, principalmente de um bom ensino. Dominar a escrita requer a compreensão de como funciona o sistema ortográfico da língua, e não simplesmente de atividades esporádicas ou mecânicas de correção. O ensino, quer dentro das escolas ou na prática clínica, deve ser planejado e sistematicamente apresentado para garantir o aprendizado eficaz da escrita. As 146 atividades propostas nesta publicação estão divididas em sete partes, as quais abordam os principais e mais frequentes tipos de erros observados no aprendizado da ortografia da língua portuguesa escrita no Brasil: .